Psicopedagogia: o que é?



Por Rosanita Moschini Vargas



A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes ciências com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano.

Enquanto área de conhecimento multidisciplinar interessa a Psicopedagogia compreender como ocorrem os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento.

              
Qual o papel do psicopedagogo?

Psicopedagogia é um campo de atuação que, ao atuar de forma preventiva e terapêutica, posiciona-se para compreender os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir nos processos de transmissão e apropriação dos conhecimentos (possíveis dificuldades e transtornos), o papel essencial do psicopedagogo é o de ser mediador em todo esse movimento. Se for além da simples junção dos conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia, o psicopedagogo pode atuar em diferentes campos de ação, situando-se tanto na Saúde como na Educação, já que seu fazer visa compreender as variadas dimensões da aprendizagem humana, que, afinal, ocorrem em todos os espaços e tempos sociais.

Público – alvo:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Atuação:

*Diagnóstico Psicopedagógico;
*Intervenção Psicopedagógica;
*Assessoramento familiar e escolar;
*Consultoria Escolar e Empresarial.


Qual a importância do psicopedagogo na Instituição (Escola ou Empresa) e na Clínica?

O psicopedagogo por ter como foco de estudo os processos de aprendizagem e suas modalidades faz o diferencial de qualquer escola, pois ele tem a destreza de observar e investigar, além de contribuir em relação às aprendizagens dessa Instituição Escola constituída por aprendentes.
Processo similar ocorre na clínica. O psicopedagogo investiga, acompanha, intervém no processo de aprendizagem, possibilitando o aprender a aprender, buscando possibilidades e contribuindo com o despertar de potencialidades.

 

 É proibida a reprodução sem fazer referência ao autor