sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cursos E.PSI.B.A


ESPACIO  PSICOPEDAGÓGICO  BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Um espaço de formação, investigação e intervenção  em torno da Psicopedagogia clínica
____________________________________________________________________________________
 Segue convite aos interessados em os Cursos breves a distância com material EM PORTUGUÊS,  a cargo da Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e o Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).
 Em JUNHO 2012 estaremos oferecendo três Cursos inteiramente através da Internet. Inscrições abertas até 10/06/2012.
  
CURSO 1 : CURSO BREVE A DISTÂNCIAAUTORIAS VOCACIONAIS
*DURAÇÃO: 2 meses -  Inicio: 11/06/2012  Término: 10/08/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal.

 CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O  “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 13/06/2012  Término: 13/08/2012 
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz 
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal

 CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/06/2012  Término: 15/08/2012 
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz 
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal

 Os Cursos se realizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados:
  • Envio por email dos materiais dos Cursos: cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz,  que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
  • Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementários sobre o tema em formato audiovisual,  tais como imagens, vídeos, artigos e apresentações em formato PowerPoint.
  
Informações gerais:
 AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
 Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ
 Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A capacidade de atenção” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista  convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.

CONTEÚDO DOS CURSOS:
 CURSO 1:   AUTORIAS VOCACIONAIS
 I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.  As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS,  COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E  “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.  A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
  
CURSO 2:   CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
 ·   O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade). 
·   Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.   Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.
·   capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica.  A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atendeao objeto de conhecimento?. atender, a inteligência e o criar.  Ato criativo.  .Atencionalidade e criatividade.
·   .Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
·   Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção:  Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
·  Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais. 
·   Apresentação  da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.

CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:  novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).  Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs…  O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.   Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica. 
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:  Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.  Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).  Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens.  A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:  Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.   “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?  Dispositivo de análise psicopedagógico:  Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:  Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.  Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.   Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?  Reposicionar-nos ante a diversidade:  propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
 CERTIFICAÇÃO
Um certificado impresso será enviado via correio postal.  Certificados expedidos por E.Psi.B.A. como curso livre. 80 h.

IDIOMA:
Os Módulos teóricos  são enviados em português ou espanhol, segundo  a preferência do participante.  Os participantes podem enviar suas consultas em português. Os professores respondem por email em espanhol.  
  
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e profissionais de Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. 
Profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, estudantes dos cursos de Pedagogia e Normal. Professores,educadores, diretores de escolas, orientadores educacionais e demais profissionais que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. 
Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber enviar e-mail  (se enviam por email os materiais dos Cursos  e intercâmbio por email) e navegar pela internet .

INVESTIMENTO
  

Até 10/06/2012

1. Autorias
R$ 400,00 à vista   (ou 2 x R$ 240*)

2. TDA
R$ 380,00 à vista (ou 2x R$ 230*)

3. PUBERDADE
R$390,00 à vista (ou 2x R$ 235*)

*primeira parcela na data de inscrição - segunda parcela até 10/07/2012-
 (Certificado incluído)
  
Descontos (não acumulativos)   
-  Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro),  ABPp Seção Brasilia,  ABPp-Es (núcleo Espírito Santo) ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais):   terão 15% de desconto no plano escolhido.
-   2 o 3  cursos: 15% de desconto
  - Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.
  
Procedimentos de efetivação de inscrição (até 10/06/2012):
 1) Em Brasil: efetivar o pagamento relativo à inscrição: depósito bancário, transferência ou depósito on-line em Reais no Banco Itaú  (total ou primeira parcela):
Dados bancários:
Banco Itaú Unibanco S.A. (Banco Nro. 341)
Ag. 0067
Cta. cte. Nro. 72784-2
Titular: Alicia Tereza G. F. Goncalves
CPF 631-55800 097

2) Enviar via e-mail seus dados e  comprovante de pagamento a:   epsiba@epsiba.com  e  espacioepsiba@gmail.com
1) Nome
2) E-mail 1
3) E-mail 2
4) Telefone
5) Fax
6) Endereço completo/ Cidade de residência /Estado/CEP
7) Formação e /ou estudos em curso
8) Curso pretendido
9) é sócio da ABPp ?
10)Depósito/ transferência: Enviar comprovante ou informar dados do pagamento: data, Valor, Nro. Caixa Eletrônico, Depósito (CEI/DOC/TBI/DI) Nro.

Enviaremos  una confirmação  para o seu e-mail.
 INFORMAÇÕES:
 A traves do email  epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com informando: nome, profissão, cidade de residência e nome do Curso de seu interesse. 
 Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários

Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com

Carhué 436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina
Telefax: (005411) 4641 0272

Nenhum comentário:

Postar um comentário