segunda-feira, 18 de junho de 2012

18 de Junho - Dia do Orgulho Autista


Atualmente o autismo não é concebido como um quadro único e sim, concebido como um transtorno complexo do desenvolvimento, definido de um ponto de vista comportamental, com etiologias múltiplas que se manifesta em graus variados de gravidade (GILLBERG, 1990; SCHMIDT, BOSA, 2011), caracterizando-se pelo comprometimento grave e invasivo em três áreas do desenvolvimento: 1) habilidades de interação social recíproca; 2) habilidades de comunicação; e 3) comportamentos, interesses e atividades estereotipadas.  



"O autismo é uma condição que se manifesta de forma universal em qualquer região geográfica, independente da etnia, classe social ou cultural. Entre as décadas de 1960 e 1990 foi considerado bastante raro, com taxas que variavam de 4 e 5 crianças afetadas em cada 10 mil, porém estudos epidemiológicos mais recentes têm apontado taxas de até 16 crianças a cada 10 mil para casos de transtorno autista definidos de forma restrita, e entre 20 e 50 a cada 10 mil para crianças com diagnóstico do espectro autista (LOTTER, 1966; CHAKRABARTI, FOMBONNE, 2005). Desse modo, o autismo passa de uma síndrome inicialmente considerada rara para ocupoar o terceiro lugar entre os transtorno do desenvolvimento, superando as prevalências de malformações congênitas e Síndrome de Down." (SCHMIDT, Carlo. BOSA, Cleonice Alves. Transtornos invasivos do desenvolvimento: autismo. (In:) PETERSEN, C. S.; WAINER, R. Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes; ciência e arte. Porto Alegre; Artmed, 2011).


AUTISMO, CONHECER PARA ENTENDER.



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