sexta-feira, 29 de junho de 2012

Psicopedagogia no TDAH

CINTIA A. P. DOS SANTOS, CRISTINA A. R. KERN

Contexto: As referências na literatura sobre Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) para educadores ainda são poucas, assim como os dados que avaliem os benefícios da psicopedagogia associados ao tratamento clínico de jovens escolares. Isto leva ao desconhecimento dos professores, dificultando um diagnóstico precoce e eficaz intervenção.
Objetivo: Apresentar as informações acerca do tratamento multidisciplinar do TDAH, especialmente associado ao acompanhamento psicopedagógico. Método: Realizou–se revisão de literatura por meio das bases BVS, Medline, Pubmed e Scielo com a abrangência temporal de publicação de 1997 a 2012, utilizando-se os descritores: TDAH e escola; Dificuldades de aprendizagem e TDAH; Psicopedagogia. Os critérios de inclusão foram a relevância e a afinidade com o tema.
Resultados: Observa-se uma escassez de estudos acerca de intervenções psicopedagógicas quando buscamos soluções aos problemas que abarcam o fracasso e as dificuldades acadêmicas presentes na vida dos portadores do TDAH; apesar dos avanços em resultados clínicos, existe ainda a necessidade de pesquisas que comprovem a efetividade do atendimento psicopedagógico associado ao tratamento clinico do transtorno.
Conclusão: O tratamento multidisciplinar, incluindo o atendimento psicopedagógico, desempenha um papel importante na qualidade de vida e no desenvolvimento dos jovens com TDAH, além de amenizarem os impactos negativos no ambiente acadêmico. Finalmente, estudos longitudinais são sugeridos para que esclareçam e comprovem os benefícios das intervenções psicopedagógicas. Leia mais

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