Por Rosanita Moschini Vargas
Compreender
a Família e a Escola como rede de apoio ao aprendizado das crianças é fator
primordial a estas duas instituições, uma vez que, seus princípios e critérios
norteiam a relação de objetivos e desejos que buscam atingir, frente as
demandas que as sustentam.
Para
isso, faz-se necessário que cada uma faça a sua parte, para que ambas atinjam
os objetivos que as circundam. Como por exemplo, favorecer que as crianças e jovens possam alcançar o sucesso em sua trajetória escolar,
repleto de aprendizados, vivências e experiências. O caminho para isso se faz a partir da parceria entre escola e família, a fim
de que suas metas e objetivos sejam simultâneos. Construindo uma relação que tem como base a colaboração e o compartilhamento, agindo em parceria,
estabelecendo vínculo de confiança entre as duas instituições.
Dessa
forma, ao buscar uma escola, os pais precisam estar atentos aos princípios, valores, missão da
instituição, além da proposta pedagógica
e demais serviços que a mesma dispõe. Isso porque, quanto maior a confiança na forma como a escola
procede, maior a segurança dos pais
em relação a escola e, melhor será o desempenho
do(a) filho(a).
Outro
fator determinante é o quanto os pais se engajam
e participam da vida dos filhos e no
cotidiano escolar. Há pesquisas científicas que afirmam que, quanto maior o engajamento dos pais na vida
escolar dos filhos, melhor o desempenho acadêmico. Isso quer dizer que,
quanto maior o envolvimento, melhor
se torna a relação da criança com a escola, maior será sua dedicação e esforço.
Essa
parceria, não só propicia o melhor desempenho das crianças e adolescentes, como
favorece impactos positivos em relação a escola. Reuniões, apresentações de
trabalhos abertas às famílias, confraternizações e eventos colaborativos,
voluntariado e ações resultantes de união
de forças e cooperação entre família
e escola, transformam o espaço
escolar de maneira dinâmica e construtiva.
A parceria entre Família e Escola exige orientação por parte da escola em
relação aos pais. Não basta queixar-se dos alunos em relação as dificuldades e
comportamentos, ou apenas encaminhá-los à especialistas. A escola necessita orientar as famílias em como proceder frente as demandas
dos(as) filhos(as), como intervir, como fazer para ajudar, para solucionar
o problema. Além disso, os direitos e deveres da escola e da família precisam
estar claramente definidos. Não cabe a escola fazer o que é de responsabilidade
da família ou vice-versa, cada qual tem suas funções, que se complementam.
Numa escola onde a colaboração e
o compartilhamento fundamentam as relações, a parceria é realidade. Pois, pais
e professores, bem como equipe diretiva, fundamentam suas ações no companheirismo perante a caminhada que é
a trajetória escolar das crianças e jovens.
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