sábado, 17 de fevereiro de 2018

Família e Escola: rede de apoio e aprendizado


Por Rosanita Moschini Vargas

Compreender a Família e a Escola como rede de apoio ao aprendizado das crianças é fator primordial a estas duas instituições, uma vez que, seus princípios e critérios norteiam a relação de objetivos e desejos que buscam atingir, frente as demandas que as sustentam.

Para isso, faz-se necessário que cada uma faça a sua parte, para que ambas atinjam os objetivos que as circundam. Como por exemplo, favorecer que as crianças e jovens possam alcançar o sucesso em sua trajetória escolar, repleto de aprendizados, vivências e experiências. O caminho para isso se faz a partir da parceria entre escola e família, a fim de que suas metas e objetivos sejam simultâneos. Construindo uma relação que tem como base a colaboração e o compartilhamento, agindo em parceria, estabelecendo vínculo de confiança entre as duas instituições.

Dessa forma, ao buscar uma escola, os pais precisam estar atentos aos princípios, valores, missão da instituição, além da proposta pedagógica e demais serviços que a mesma dispõe. Isso porque, quanto maior a confiança na forma como a escola procede, maior a segurança dos pais em relação a escola e, melhor será o desempenho do(a) filho(a).

Outro fator determinante é o quanto os pais se engajam e participam da vida dos filhos e no cotidiano escolar. Há pesquisas científicas que afirmam que, quanto maior o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos, melhor o desempenho acadêmico. Isso quer dizer que, quanto maior o envolvimento, melhor se torna a relação da criança com a escola, maior será sua dedicação e esforço.

Essa parceria, não só propicia o melhor desempenho das crianças e adolescentes, como favorece impactos positivos em relação a escola. Reuniões, apresentações de trabalhos abertas às famílias, confraternizações e eventos colaborativos, voluntariado e ações resultantes de união de forças e cooperação entre família e escola, transformam o espaço escolar de maneira dinâmica e construtiva.

A parceria entre Família e Escola exige orientação por parte da escola em relação aos pais. Não basta queixar-se dos alunos em relação as dificuldades e comportamentos, ou apenas encaminhá-los à especialistas. A escola necessita orientar as famílias em como proceder frente as demandas dos(as) filhos(as), como intervir, como fazer para ajudar, para solucionar o problema. Além disso, os direitos e deveres da escola e da família precisam estar claramente definidos. Não cabe a escola fazer o que é de responsabilidade da família ou vice-versa, cada qual tem suas funções, que se complementam.


           Numa escola onde a colaboração e o compartilhamento fundamentam as relações, a parceria é realidade. Pois, pais e professores, bem como equipe diretiva, fundamentam suas ações no companheirismo perante a caminhada que é a trajetória escolar das crianças e jovens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário