sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento de uma criança?

Escrito para o BabyCenter Brasil 
 
Os sinais mais comuns que os pais costumam perceber são a demora em andar e na comunicação. O normal é o bebê já estar andando quando chegar o 18o mês, ou seja, com 1 ano e meio. Meses antes, ele fará tentativas para ficar em pé ou começará a andar apoiando-se em móveis e objetos.

Entre o 12o e o 15o mês, seu filho deve conseguir comunicar suas vontades e necessidades básicas, mesmo que ainda não esteja pronunciando palavras propriamente ditas. Por exemplo, ele pode puxar você pela mão até a geladeira e apontar para o suco.

Com 1 ano e 3 meses, o bebê já consegue falar uma ou duas palavras simples ("mamãe", "papai", e talvez "colo"), e lá pelo segundo aniversário deve ser capaz de juntar duas palavras em uma frase simples (como em "qué papá").

Não deixe também de fazer todos os exames em relação ao desenvolvimento de seu filho. Muitas vezes, problemas de visão e de audição são difíceis de ser detectados, e a verificação de olhos e ouvidos deve fazer parte de toda avaliação de desenvolvimento.

Siga seus instintos se perceber algum problema -- ou possível problema -- em seu filho. Afinal, você é quem o conhece melhor. Em caso de preocupação, converse com o pediatra.

http://brasil.babycenter.com/toddler/desenvolvimento/atraso-sinais/?scid=br_pt_mbtw_toddler_post31m0w

Nenhum comentário:

Postar um comentário